quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

TROTES UNIVERSITÁRIOS | da tradição à violência.

Há excessiva presença de práticas e tradições impostas em universidades ou escolas por estudantes antigos, nomeadas "trotes". Os, assim chamados, veteranos impõem aos novatos, brincadeiras que hoje em dia, sai no padrão de ética e civilização. Existem inúmeros casos de extrema violência em atos com esses. Além da humilhação pública, os novatos são obrigados a aceitarem as propostas de receptividade lúdica e fútil dos veteranos. O que era para promover o incentivo a iniciação dos futuros profissionais e estudantes, agora, está desestruturando o caráter de pessoas que sentem prazer por torturar outras. Com isso, o início do ano é marcado por uma série de agressões promovidas atráves de uma brincadeira "de muito mal gosto".
.
Totalizando muitos casos de agressões, as universidades providenciarão meios para evitá-los e a polícia promete investigar os casos e punir aos mais extremos; contabilizando misturas químicas que queimam a pele, agressões físicas (socos, chutes), e a falta de decência e moral. O que faz o ser humano se divertir a custa da humilhação dos outros? Basta esperar as providências para um conclusão merecedora às vítimas, e os agressores punidos por esse tipo de ato. É necessário que soluções sejam aplicadas, e o trote seja extinto, para que o ambiente de estudo e progresso possa ser agradável e seguro para quem de fato o faz por merecer.
.
Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste e colunista da Folha, diz atráves do site do Folha Online:
Estes sádicos, que se divertem pintando os rostos, cortando os cabelos, submetendo seus novos colegas a humilhações, como pedir dinheiro nos faróis da cidade, serão os profissionais liberais de amanhã.

3 comentários:

  1. - O que aconteceu com a estudante que foi queimada e outros estudantes torturados é rídiculo, pensa.. se nem nós nos respeitamos o povo de "fora" vai nos respeitar muito menos, e podem até pensar que tem esse direito. Alguma atitude tem que ser tomada, porque se nao, ir a faculdade nao vai mais ser um motivo de orgulho e sim de medo.


    ~*

    ResponderExcluir
  2. bom, provavelmente será impossivel acabar com os trotes, fato. O problema não é o trote em si, mas a gravidade da "brincadeira". Afinal, o calouro de hoje SEMPRE será o veterano de amanhã e, mesmo reclamando agora, a maioria das pessoas que participaram da brincadeira esperam o ano inteiro para passá-la adiante. É sempre saudável pintar o rosto e confraternizar com os alunos dos outros anos; porém saber dosar O QUE fazer é essencial ;)

    ResponderExcluir